| (Matéria do Jornal O Globo, 17 de Agosto de 2008. Ciência e Saúde)
é uma das bebidas mais consumidas no mundo. Consumidores, entretanto, se mostram preocupados com os efeitos da bebida sobre a saúde, especialmente porque estudos contraditórios sobre benefícios e riscos da substância são publicados a cada mês. Agora, o Centro para Ciências de Interesse Público dos EUA fez uma extensa revisão dos mais importantes estudos divulgados. A cafeína foi absolvida, de acordo com uma reportagem publicada pelo jornal “New York Times”. Abaixo, os principais pontos da análise:
• HIDRATAÇÃO
Bebidas com cafeína sempre foram apontadas como
diuréticas. Mas estudos recentes sustentam que o
consumo de até 550 miligramas de cafeína não produz
mais urina do que o consumo equivalente de outra bebida. Somente acima desse valor, a substância é diurética. |
• PROBLEMAS CARDÍACOS
Pacientes cardíacos, sobretudo os que apresentam pressão alta, são normalmente orientados a evitar o café, um conhecido estimulante. Mas uma análise feita a partir de dez estudos, reunindo, ao todo, 400 mil pessoas, não constatou aumento de problemas cardíacos entre os que tomavam café diariamente – com ou sem cafeína.
|
• HIPERTENSÃO
O café provoca um leve e temporário aumento da pressão sangüínea. Mas estudos feitos com 155 mil pessoas que
tomavam café diariamente ao longo de dez anos não
revelaram uma maior propensão ao desenvolvimento de hipertensão.
|
• CÂNCER
Uma revisão internacional, reunindo 66 estudos sobre a relação entre câncer e consumo de café, foi feita no ano passado. Os cientistas concluíram que o consumo de café tinha pouco ou nenhum efeito sobre o risco de desenvolver câncer de pâncreas ou rins. Outro estudo, com 59 mil mulheres, não encontrou relação alguma entre o consumo de cafeína e o câncer de mama.
|
• PERDA ÓSSEA
Embora alguns estudos tenham relacionado o consumo
de cafeína com perda óssea e fraturas, análises
fisiológicas revelaram uma redução muito leve na
absorção de cálcio. Os efeitos observados poderiam
estar relacionados ao baixo consumo de leite e derivados.
A análise revela que a redução na absorção do cálcio
seria compensada com duas colheres de leite. |
• PERDA DE PESO
Apesar de a cafeína acelerar o metabolismo – 100 miligramas queimariam de 75 a 100 calorias extras por dia – nenhum outro efeito de controle de peso a longo prazo foi comprovado. Estudo com 58 mil pessoas acompanhadas por 12 anos mostrou que elas, na verdade ganharam peso, embora os médicos não saibam explicar a aparência contradição.
|
• BENEFÍCIOS À SAÚDE
Provavelmente, o mais importante efeito da cafeína é sua capacidade de melhorar o humor e a performance física
e mental. O consumo de 200 miligramas (o volume contido
em cerca de 30 mililitros de café comum) acentua a sensação
de bem-estar e deixa a pessoa mais alerta e sociável,
segundo relatos de consumidores. Volumes muitos altos
podem gerar ansiedade. Estudos recentes mostram ainda
uma redução de 30% no risco de desenvolver Parkinson
e de 28% para diabetes do tipo 2. |
 |
 |
|